Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra

Essa celebração acontece desde 1960, à data 20 de novembro, foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que faleceu em 1695. O Dia da Consciência Negra é uma data para lembrar a resistência dos negros à escravidão.

Este dia é um momento para além do lamento e da comemoração em memória do grande líder do povo negro que morreu na busca por liberdade e dignidade, também o momento de re-avaliarmos a nossa atuação neste cenário.

Relembrar Zumbi coloca a todos nós na condição de sermos continuidade de sua luta, entendemos que já passamos do momento de denuncias, vivemos hoje a época da ação, homens como Luther King, Nelson Mandela, Albert Luthuli, José do Patrocínio e tantos outros que mostraram que a cor não importa entre a humanidade ou não deveria interferir.


Cada vez mais há de prevalecer à igualdade entre os homens, independente da classe social e da origem racial. Ainda mais no país chamado Brasil, onde a miscigenação é a marca do nosso povo.

Consciência Negra é o despertar para a caminhada de busca e de resgate dos valores humanos, culturais, econômicos e religiosos, legado Afro-descendente de grande parte do povo brasileiro. 

É reconhecer que a raça negra tem memória, história e identidade e que tudo precisa ser resgatado, reinventado, construído, tendo como exemplo os remanescentes de Quilombos que resistiram ao tempo e ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário