Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides

E aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo publicado pela Fertility and Sterility.





    Para avaliar os efeitos de computadores portáteis conectados a redes locais sem fio (Wi-Fi) em espermatozoides humanos, foi realizado por pesquisadores argentinos um estudo prospectivo in vitro com amostras de doadores saudáveis.
      As amostras de sêmen foram divididas em dois grupos: um deles foi exposto a um laptopconectado à Internet por Wi-Fi durante quatro horas, enquanto o segundo grupo de amostras (não exposto) foi utilizado como controle - incubado sob condições idênticas, sem ser exposto ao laptop.
     Amostras de doadores de esperma, a maioria normospérmica, que foram expostas durante quatro horas a um laptop conectado à Internet sem fio mostrou uma diminuição significativa na motilidade espermática progressiva e um aumento na fragmentação do DNA do esperma. Os níveis de espermatozoides mortos não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos.
      O presente estudo analisou 29 amostras de sêmen de doadores saudáveis. Os cientistas acreditam que manter um laptop conectado por Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir a fertilidade, mas alertam que novos estudos in vivo e in vitro são necessários para provar esta afirmação.




NEWS.MED.BR, 2011. Acesso em: 28 dez. 2011.

Acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário