Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dica para estimular a imaginação das crianças




Imaginação de acordo com a Enciclopédia Larousse Cultural é a função pela qual a mente vê e representa, sob uma forma sensível e concreta, seres, coisas, situação das quais não teve experiência direta. Então seria algo substrato, no entanto concreto para o olhar daquele que imagina. E, acreditem, é na infância que ela precisa ser incentivada para que a criança de hoje seja um adulto confiante e com melhores possibilidades de relacionamento e de comunicação no futuro.
A forma mais interessante e teoricamente fácil seria o incentivo a leitura. Mas, como incentivar a criança a ler para poder imaginar? Simples, apenas represente o que está no livro. Um barulho de vento, de gritos, gargalhadas, cavalgar, chorar. Enfim, qualquer coisa que estiver escrito e possa ser imitado.  Seria como uma brincadeira de mímica (que também ajuda e muito ao estímulo da imaginação), a única diferença é que não é necessário adivinhar o que é.
A psicóloga Márcia Tomasi, afirma que ao experimentarem uma sensação e deixar a imaginação correr solta cria seres mais livres, com menos receios. Lembrando que é importante proteger as crianças, mas também é bom apresentar novas sensações, novos sentimentos. O estímulo a leitura  deve começar antes mesmo dos pequeninos aprenderem a ler, pois assim além do livro ter a função didática, ele torna-se um brinquedo, algo divertido para a garotada.
Mas cuidado! O que a criança inventa e cria não pode ser tratada como uma tolice, como por exemplo, um amigo imaginário, algumas vezes até uma cidade imaginária. Você pode acabar atrapalhando um pouco o desenvolvimento criativo da criança. Claro que se deve ter um controle, então por que não entrar na brincadeira e soltar a imaginação junto com ele? Ai na hora certa a criança entenderá que está na hora de mudar de idéia e de seu foco.
A leitura leva as pessoas a lugares mágicos, não que sejam falsos, mas sim um lugar onde todos podem se libertar ter coisas que ainda nem existem ou que já existiram algum dia. A leitura liberta a mente e mostra não apenas a pedra grande que está no seu caminho, mas também a menor pedra que pode te atrapalhar. Assim, a imaginação seria também uma solução, uma evolução para o homem e isso deve começar desde a infância.

m/Fonte:  www.mundodastribos.com - CLIQUE AQUI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário