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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Grandes líderes precisam ser simpáticos?


Quando lançou o livro Inteligência Emocional, em 1991, o psicólogo americano Daniel Goleman lançou a discussão sobre como indivíduos bem-sucedidos teriam uma maior compreensão de si mesmos e dos outros a seu redor.
Desde então, começou a pairar uma ideia de que para atingir o sucesso, é necessário ser também uma pessoa simpática. Art Markman, professor de psicologia e marketing da Universidade do Texas, questiona essa teoria em um artigo recente para a revista Harvard Business Review. Durante o texto, Markman apresenta o resultado do artigo Do Nice Guys – and Gals – Really Finish Last? The Joint Effects of Sex and Agreeableness on Income, no qual os pesquisadores observaram a relação entre o entrosamento de colegas e a liberdade de crítica no salário de colaboradores.
Entre as principais conclusões, os pesquisadores descobriram que homens mais preocupados em se entrosar ganhavam consideravelmente menos do que os colegas mais incisivos. A diferença chegou a até US$ 10 mil por ano. O mesmo estudo também analisou os perfis de líderes em potencial e revelou que pessoas mais críticas são mais cotadas para cargos de liderança. Faz sentido. Afinal de contas, líderes às vezes precisam dizer coisas que as pessoas não querem ouvir. Por outro lado, é preciso um equilíbrio: a mesma pesquisa ainda afirma que a funcionários com dificuldade de ouvir os outros têm maior probabilidade de perder o emprego.
Seja qual for seu perfil, Markman divide algumas dicas sobre como utilizar o estudo para potencializar a sua liderança. O primeiro passo é o autoconhecimento. Defina qual é a sua natureza: crítica ou pacificadora.
Caso goste mais de manter um clima agradável, tente se forçar a encontrar os pontos que você não concorda sobre determinada questão. Deixe de lado sua relação pessoal com funcionários e pense no crescimento da empresa e expressar suas preocupações de uma forma que se sinta confortável. Pratique esse feedback negativo com amigos antes de levá-lo para a realidade.
Para quem já possui um ímpeto de discordar, é melhor balancear sua críticas com empatia. Lembre-se de como é difícil estar no lugar do outro. Se você acha que está criando uma reputação de antipático, pratique dar más notícias para um amigo e pergunte quais são as partes do discurso que estão causando esse impacto negativo. Um líder consegue guiar sem ser maldoso.

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