Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

A importância do " café da manhã "


O desjejum, também conhecido como café da manhã, nada mais é do que a primeira refeição realizada no início do seu dia e recebe este nome por ser ela quem tira o corpo do jejum.
A oferta de alimentos deve ocorrer antes que a demanda por energia aumente, pois caso isso não ocorra diversos processos fisiológicos podem ser prejudicados!
É importante lembrar que a demanda de energia aumenta, conforme aumentam as atividades do organismo.
Que Prejuízos a Ausência do Desjejum pode Trazer?
Pular ou omitir esta refeição, pode ser extremamente prejudicial para o seu corpo, pois diversas funções acabam sendo comprometidas.
Entre as áreas afetadas, podemos incluir: atividades intelectuais, especialmente em crianças na fase pré escolar, atividades físicas, diminuindo portanto rendimento físico e mental.

Portanto não importa se você vai trabalhar ou praticar uma atividade física, o que importa é que você não saia de casa sem o seu desjejum.

É importante lembrar também, que a falta do desjejum atrapalha o corpo a manter um peso saudável, sendo este um fator de risco para a obesidade.

Por que Fazer o Café da Manhã?

Em primeiro lugar porque você vai ter melhor desenvolvimento cognitivo e mental na suas atividades diárias, além de um melhor desempenho físico.

O desjejum de acordo com alguns estudos, aumenta a oferta de vitaminas e minerais como cálcio, essenciais para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças como osteoporose.

Estudos mostram também que a prática desta refeição é fundamental para a manutenção de um peso saudável, pois diminui a fome nas refeições subsequentes, e diminui a vontade e procura por alimentos excessivamente calóricos.

O desjejum ajuda também na manutenção de um estilo de vida mais ativo fisicamente.

Além disso, um estudo realizado em Boston mostrou que esta refeição pode ser de grande ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento de diabetes tipo II e de doenças cardiovasculares.

Como Emagrecer Realizando o Desjejum?

Você já ouviu falar naquele ditado “devemos tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigo”?

Pois se já o ouviu deveria estar seguindo. O desjejum deve sempre ser maior que o seu jantar, pois é no início do dia que o nosso metabolismo encontra-se mais acelerado.

Conforme o dia vai decorrendo, ocorre uma desaceleração natural do metabolismo, que é a capacidade de queimar gordura, e por isso deve ocorrer também uma diminuição quantitativa da ingesta alimentar.

O que Ingerir no Desjejum?

Essa conversa de que não dá tempo hoje não pode mais ser usada, pois temos no mercado uma imensa oferta de alimentos que podem ser consumidos até mesmo no carro, no ônibus ou seja no trajeto para o trabalho!

Mas devemos lembrar que o ideal é sentar a mesa e realizar o desjejum com calma, mas se realmente não der tempo, melhor fazer a caminho do trabalho do que não fazer!

Confira a seguir as opções que você pode usar no seu café da manhã.

- 01 pão francês ou 02 fatias de pão de forma light ou integral light ou 04 torradas prontas ou 04 bolachas sem recheio ou 01 pacote de bolachas salgadas tipo club social ou toda hora,...ou 01 barra de cereal normal ou 02 barras de cereal light ou 04 colheres de sopa de cereal matinal.

- 01 fatia de queijo branco ou 03 de blanquet de perú ou 01 de queijo amarelo ou 01 polenguinho light ou 01 colher de sobremesa de requeijão

- 120 ml de leite desnatado ou 120ml de capuccino light ou 120 ml de leite de soja light ou 120ml de achocolatado light

- 01 porção de fruta ou 01 porção de suco de uma fruta.

Como dica para desjejum mais rápido pode-se usar suco de frutas light de caixinha pronto no lugar da fruta, uma barra de cereal no lugar do pão ou ainda leite de soja com sabor de fruta para substituir a fruta e o leite, no lugar do queijo pode-se usar o polenguinho light, que é de fácil transporte e não exige refrigeração!

Fonte: www.uraonline.com.br - Clique Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário