Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

lMC após a adolescência e o risco de DM e DAC

SIGLAS:

IMC = Índice de Massa Corporal
DM = Diabetes Mellitus
DAC = Doença Arterial Coronariana



Um estudo prospectivo acompanhou 37.674 homens, aparentemente saudáveis e ​​jovens, em relação à incidência de doença  arterial coronariana (DAC) e diabetes mellitus (DM), comprovados através de exames médicos periódicos.A altura e o peso dos participantes foram avaliados em intervalos regulares, com as primeiras medidas realizadas aos 17 anos de idade.
Resultados: Durante um acompanhamento médio de 17,4 anos, documentou-se 1.173 casos de DM do tipo 2 e 327 casos de DAC. Em modelos multivariados, ajustados para a idade, história familiar, pressão arterial, estilo de vida e biomarcadores sanguíneos, o IMC na adolescência foi um preditor significativo para a incidência de DM e DAC. Após um ajuste adicional para o IMC na idade adulta, não demonstrou-se uma associação com DM, no entanto, houve associação com DAC.

Conclusões: O IMC elevado na adolescência constitui um fator de risco importante para as doenças relacionadas à obesidade na meia-idade.Embora o risco de DM esteja associado principalmente com um aumento do IMC próximo ao momento do diagnóstico, o risco de DAC associa-se com um IMC elevado tanto na adolescência quanto na na idade adulta, fortalecendo a hipótese de que os processos que causam a DAC, particularmente a aterosclerose, são mais gradativos do que aqueles associados à incidência de DM.
Autores: Amir Tirosh M.D. e colaboradores - Division of Endocrinology, Diabetes, and Hypertension, Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School (Estados Unidos).

Fonte1: NEJM. / Escrito por  SPC - Sociedade Paranaense de Cardiologia / Dr. Tufi Dippe Jr.



Nenhum comentário:

Postar um comentário