Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Ambiente de Trabalho saudável nas empresas.

Exercer a função de líder na vida pessoal e profissional exige muito mais dedicação e comprometimento do que nós imaginamos. Muitos líderes de empresas não criam um ambiente de trabalho organizacional saudável e com isso cai a produtividade da equipe e empresa, simplesmente por falta de preparo e aspectos básicos que todos
nós conhecemos. Mas por não exercer e praticar no dia-a-dia, acaba influenciando negativamente por toda sua vida profissional e pessoal. Isso também se aplica na relação familiar, podendo causar conflitos intensos nas relações.
Vou falar abaixo brevemente sobre alguns aspectos que todo líder deve praticar para tornar o ambiente de sua empresa saudável, permitindo o aumento da produtividade, motivação em sua equipe, um melhor clima e relacionamento dentro da organização e entre seus liderados. Todos nós buscamos a melhoria contínua, por isso vale a pena ler e aplicar em seu dia-a-dia. Veja abaixo:

Ambiente Organizacional – Tornando um Ambiente de Trabalho Saudável

Metáfora do Jardim

Uma frase de Bill Hewlett (Fundador da HP), que diz: “Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão”.
Eu gostaria de exemplificar e comparar o ambiente organizacional usando a metáfora de um jardim:
A natureza nos mostra a importância de criar um ambiente saudável se quisermos que o crescimento aconteça. Normalmente nós escolhemos um pedaço de terra que recebe muito sol e em seguida trabalhamos o solo para prepará-lo para o plantio. Depois você planta sementes, rega, aduba, se livra das pragas e dá uma “capinada” no jardim de tempos em tempos. E qual o resultado? Crescimento de plantas, flores e frutos.

Mas o que isso tem haver com o ambiente organizacional?

Bem, nós não fizemos o crescimento de plantas, flores e frutos ocorrer, apenas ajudamos. O melhor que podemos fazer é criar o ambiente adequado para que o crescimento se dê, e o resultado são flores, frutos e crescimento das plantas.
A mesma coisa tem que ser feita pelo Líder (igualmente ao crescimento das plantas), criar um ambiente saudável, positivo, tranqüilo e de bom relacionamento entre todos.
Depois de contratar o funcionário com o perfil correto, temos que prepará-lo para desenvolver e exercer a função com a maior qualidade possível. Faça elogios e dê feedback quando se tem um bom resultado (isso motiva os funcionários), procure corrigir os erros de uma forma amigável e exemplar para que o funcionário não cometa mais o erro e melhore sua produtividade, incentive os funcionários com prêmios/bônus quando as metas forem atingidas, trate a todos os funcionários com amor (no sentido, de como você se comporta em relação aos outros), trate-os da mesma forma de como você gostaria de ser tratado e por último, faça sempre a pergunta: O que falta para termos um ambiente melhor?
Pontos que ajudam a ter um ambiente saudável:
  • Seja confiável
  • Seja uma pessoa honesta
  • Dê as pessoas consideração e reconhecimento
  • Mantenha sempre sua palavra
  • Seja um bom ouvinte
  • Demonstre ser uma pessoa positiva e motivada
  • Motive seus funcionários
  • Não fale de outras pessoas pelas costas
  • Use a simples cortesia de um Olá, Por favor, Obrigado, Desculpe, Ótimo trabalho, etc.
O que não devemos fazer:
  • Ser agressivo
  • Descortes
  • Quebrar promessas e compromissos
  • Apunhalar os outros pelas costas
  • Mau ouvinte
  • Arrogante
  • Cheio de empáfia, entre outros.
  • Criticar o funcionário perto de todos os outros, esse funcionário com certeza ficará desmotivado e com raiva de você, diminuindo a produtividade e piorando o relacionamento entre ambas as partes.
Assim como o resultado do ambiente saudável para as sementes são os frutos, flores e o belo jardim, para a empresa o resultado é a ótima produtividade, aumento de lucro, funcionários motivados, ótimo relacionamento dos funcionários, funcionários felizes e um ambiente extremamente apropriado para se trabalhar motivado e tranqüilo.

Caráter, todo Líder deve ter

O Líder tem que ter caráter, pois sem caráter ele não consegue liderar nem a si próprio. Por isso, listo abaixo as características de um excelente líder:
Paciência: Mostrar autocontrole
Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo.
Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância.
Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes.
Abnegação: Satisfazer a necessidade dos outros.
Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado.
Honestidade: Ser livre de engano.
Compromisso: Sustentar suas escolhas.
Resultados – Serviço e Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário