Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como reutilizar a água

Que tal saber um pouco sobre o uso consciente, economia e sobre o problema da escassez de água?
O problema não é novo, mas continua sendo tratado de maneira leviana. Muitas pessoas ainda pensam que, pelo fato de pagar seus impostos, têm direito a usar a água que chega até suas torneiras da maneira que desejarem. E parecem realmente dispostas a usar desse recurso até a última gota.
Felizmente, existem pessoas que se......Continue lendo...

preocupam e estão sempre em busca de soluções ou recursos que venham amenizar este problema. O engenheiro Eduardo Bronzatti Morelli, da Escola Politécnica da Usp, é uma delas. Em sua tese de mestrado, Morelli defende o reuso da água. O enfoque é para sistemas de lavagem de veículos.

A pesquisa foi realizada em lava-rápidos e empresas de ônibus de São Paulo que utilizam o sistema de reuso. Este sistema é simples: a água já utilizada em uma lavagem é recolhida por canaletas e despejada num tanque de sedimentação. Nesse estágio é possível separar a sujeira em grãos, como areia e pequenas pedras que se depositam no fundo do tanque, do óleo e graxa, que ficam na superfície. No segundo estágio, o óleo é retirado da água, que volta ao reservatório para ser reutilizada. Durante o processo de filtragem há uma perda de água e, por isso, adiciona-se de 20% a 30% de água potável no reservatório para a próxima lavagem.


Esse processo, como se pode observar, é muito simples. Tratada dessa maneira, a água pode ser reutilizada até seis vezes sem causar danos aos veículos. Qual a vantagem disso? Economia! A pesquisa aponta que o reuso da água nesses sistemas gera uma economia de até 80% de água. De acordo com Morelli, se o tratamento da água for mais refinado, com uso de filtros de areia e adição de cloro, por exemplo, essa economia pode aumentar ainda mais.
Quem ganha com isso? Além do meio ambiente e, conseqüentemente, a própria população, as empresas, que reduzem muito os seus gastos. Numa das empresas pesquisadas, o custo da água para lavagem de um ônibus cai de R$ 2,43 para R$ 0,54. Além disso, os resíduos retirados pela filtragem podem ser revendidos e reciclados. Para implantar o sistema há um custo que varia de acordo com as dimensões do local e da qualidade que se deseja no tratamento da água. Mas esse custo parece realmente valer a pena já que o retorno, em economia, é rápido.
Pesquisas como essa mostram como a água é usada desnecessariamente nos dias de hoje. Um carro não precisa de água potável para ser lavado!
Até quando as pessoas vão ser tão irresponsáveis com o meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário