Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estudo: mensagens SMS têm mudado o comportamento dos consumidores



CelularesAlto custo de acesso 3G e smartphones impulsionam a mobilidade para mais pessoas através do SMS, mudando o perfil do consumidor brasileiro
O ano de 2011 revelou mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. Segundo dados da E-bit, as compras realizadas na internet entre os dias 14 de novembro e 24 de dezembro tiveram um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2010, e mudaram o perfil do consumidor brasileiro. Continue lendo...

Isso acontece porque fatores como a internet e envio de SMS via celular no e-commerce estão alterando cada vez mais o comportamento de nós, clientes. De acordo com Yuri Fiaschi, da PureBros, isso se deve à entrada de novas tecnologias na vida dos brasileiros, em especial ao ganho de agilidade em comunicação, que tem incentivado as pessoas a tomarem atitudes mais imediatistas para aproveitar bons preços.

"A internet teve seu boom comercial entre 1995 e 2000, o que revolucionou o mercado e impulsionou novos negócios, como por exemplo, a expansão do e-commerce e sites de compra coletiva, que são febre hoje em dia. O celular se tornou um item indispensável na vida das pessoas, usado 24 horas por dia para trabalhar, acessar mídias sociais, jogar, enviar mensagens, ouvir música, baixar fotos, aplicativos e, claro, ainda telefonar”, brincou Fiaschi.

O executivo destaca o crescimento do SMS no mercado. O alto custo do acesso 3G e dos smartphones no Brasil fizeram com que a mobilidade chegasse para a grande maioria das pessoas através do SMS, que une agilidade e preço baixo. Com essa tendência, as empresas aderiram ao serviço que se tornou sucesso comprovado em diversas áreas, tanto para relacionamento com o cliente como para vendas e campanhas promocionais. Hoje, já é possível atualizar redes sociais por SMS, fazer pagamentos e pegar cupons de desconto sem a necessidade de imprimí-los

Para o executivo, a presença cada vez maior das tecnologias móveis e voltadas para internet na vida dos brasileiros facilita e impulsiona o consumo, idas ao shopping, aos centros comerciais e outros estabelecimentos. Essa mudança é notada em jovens, adultos e também nas crianças, que já pedem celulares e computadores de presente para os pais.

Indicados em pesquisas recentes como um dos sonhos de consumo dos brasileiros da classe C, os smartphones estão na mira do Ministério das Comunicações para receber uma diminuição na carga tributária. 

O objetivo será reduzir em 25% o valor dos aparelhos, aumentando o acesso da população à internet. Segundo o E-bit, 9 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra na web em 2011. Com a medida, o governo vai beneficiar também o comércio eletrônico, que movimentou cerca de R$ 18 bilhões de reais durante todo o ano. Em 2005, o valor era de apenas R$ 2,5 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário