Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Calcule seu IMC - índice de massa corporal

O IMC – índice de massa corporal, ou corpórea – é um indicador criado pela Organização Mundial da Saúde que serve para definir, de maneira simples, se um indivíduo está no seu peso ideal, com sobrepeso ou sofrendo de obesidade. De maneira simples, sim, pois o IMC deixa de lado diversos aspectos relevantes para a obesidade e equaciona apenas altura e peso para demonstrar seu resultado. Essa simplificação faz com que alguns indivíduos apresentem resultados não condizentes com a realidade. ... continue lendo para calcular seu índice...
Pessoas que possuem músculos muito bem trabalhados e definidos, por exemplo, pode apresentar um IMC de obeso ao aplicarem a fórmula, simplesmente pelo fato de músculos serem mais pesados que gordura. Isso, portanto, não tira a credibilidade e a funcionalidade do cálculo do IMC. Apenas restringe a sua margem de atuação.




Para que serve o Cálculo do IMC ?

O IMC serve apenas para dar uma ideia do tipo de tratamento que se pode buscar, da condição que a pessoa se encontra quanto ao seu peso, algo que pode ser levado em consideração em conjunto com outros fatores, nunca de maneira isolada. Se uma pessoa obesa tem o IMC alto, um atleta saudável como um jogador de rúgbi também o possui e é aí que entram em cena outros indicadores para um eventual tratamento. O IMC é usado, por exemplo, como parâmetro na realização de cirurgias de redução de estômago, porém não isoladamente. Se você preenche alguns requisitos, dentre eles um IMC acima de 35, você pode ser elegível a uma dessas cirurgias, métodos mais drásticos no combate à obesidade. Se, porém, o seu IMC não atinge esse valor, é provável que o seu médico opte por ouros método para atacar essa doença, evitando por hora a realização de alguma intervenção cirúrgica.

Para obter o seu IMC você faz uma conta simples: 
divide o seu peso, em quilos, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado. O resultado obtido é checado em uma tabela que serve como referência e que vai dizer como está o seu peso. A fórmula pode ser lida assim:
IMC = Peso/Altura²
Com o seu IMC em mãos, você consulta a tabela abaixo e verifica em qual situação você se encontra:

IMC CLASSIFICAÇÃO O QUE FAZER?*
< 18,5 Indivíduo magro Melhorar a alimentação.
18,5 ó 24,9 Indivíduo saudável Manter a alimentação balanceada; Exercícios físicos leves.
25,0 ó 29,9 Indivíduo com sobrepeso Restrição de calorias na alimentação; Exercícios físicos leves.
30,0 ó 34,9 Indivíduo com obesidade leve Restrição de calorias na alimentação; Exercícios físicos leves;
35,0 ó 39,9 Indivíduo com obesidade severa Restrição de calorias na alimentação; Exercícios físicos leves;
Possível uso de medicamentos;
Possibilidade de cirurgia.
>= 40 Indivíduo com obesidade mórbida Restrição de calorias na alimentação; Exercícios físicos leves;
Tratamento com medicamentos;
Eventual cirurgia.
*Procure sempre orientação médica especializada antes de levar a sério qualquer uma dessas sugestões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário