Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os vermes mais comuns no corpo humano.




Pouca educação, falta de saneamento e descuidos com a higiene criam um ambiente pra lá de favorável ao ataque desses bichos. ...Continue lendo... 







<i>Ascaris lumbricoides</i><br>Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.
Lombriga - Ascaris lumbricoides
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.


<i>Schistosoma mansoni</i><br>O contágio depende totalmente da água: esse invertebrado se hospeda antes num caramujo, muito comum em rios e lagos, locais utilizados pelo homem para tomar banho e se refrescar. Podem causar uma séria reação inflamatória no fígado e no baço.
Esquistossomo- Schistosoma mansoni
O contágio depende totalmente da água: esse invertebrado se hospeda antes num caramujo, muito comum em rios e lagos, locais utilizados pelo homem para tomar banho e se refrescar. Podem causar uma séria reação inflamatória no fígado e no baço.



<i>Wuchereria bancrofti</i><br>Transmitidos pela picada de um mosquito, esses vermes causam inchaço e rigidez 
da pele e prejudicam a circulação, sobretudo do abdômen, pés e pernas. Se o perrengue não for tratado, evolui para a elefantíase, quando os vasos linfáticos ficam entupidos 
e principalmente os membros inferiores atingem proporções paquidérmicas.
Filária - Wuchereria bancrofti
Transmitidos pela picada de um mosquito, esses vermes causam inchaço e rigidez da pele e prejudicam a circulação, sobretudo do abdômen, pés e pernas. Se o perrengue não for tratado, evolui para a elefantíase, quando os vasos linfáticos ficam entupidos e principalmente os membros inferiores atingem proporções paquidérmicas.
<i>Ancylostoma braziliense</i> e <i>A. caninum</i><br>São vermes que atingem cães e gatos. Porém, como eles não são capazes de discernir sua casa ideal, vão parar no organismo humano, onde não conseguem 
se aprofundar e vagam erraticamente pelas camadas mais superficiais da pele, fazendo linhas parecidas com mapas.
Bicho geográfico - Ancylostoma braziliense e A. caninum
São vermes que atingem cães e gatos. Porém, como eles não são capazes de discernir sua casa ideal, vão parar no organismo humano, onde não conseguem se aprofundar e vagam erraticamente pelas camadas mais superficiais da pele, fazendo linhas parecidas com mapas.
<i>Taenia solium</i> (carne suína) e <i>T. saginata</i> (carne bovina)<br>Como é hermafrodita, a tênia se autofecunda e solta os ovos pelas fezes. Quando a infecção acontece pelo cisticerco, a forma larval do parasita, o quadro é mais grave: o animal viaja pelo corpo e pode estacionar em qualquer lugar, como o sistema nervoso.
Solitária - Taenia solium (carne suína) e T. saginata (carne bovina)
Como é hermafrodita, a tênia se autofecunda e solta os ovos pelas fezes. Quando a infecção acontece pelo cisticerco, a forma larval do parasita, o quadro é mais grave: o animal viaja pelo corpo e pode estacionar em qualquer lugar, como o sistema nervoso.
<i>Ancylostoma duodenale</i> e 
<i>Necator americanus</i><br>Pés descalços são as portas de entrada do bicho. Ele crava seus dentes no intestino e 
se alimenta do sangue do hospedeiro, o que gera uma grave anemia. O nome da doença, amarelão, vem justamente do aspecto que 
a falta de nutrientes traz ao indivíduo.
Ancilóstomo - Ancylostoma duodenale e Necator americanus
Pés descalços são as portas de entrada do bicho. Ele crava seus dentes no intestino e se alimenta do sangue do hospedeiro, o que gera uma grave anemia. O nome da doença, amarelão, vem justamente do aspecto que a falta de nutrientes traz ao indivíduo.



Fonte: Saúde Abril - Clique aqui
Assista um documentário sobre vermes


Para assistir completo basta clicar no próximo vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário